O plantio de mogno-africano, apesar de novo no Brasil, tem se mostrado uma alternativa promissora para os produtores rurais. A rentabilidade desse investimento é atrativa e o manejo das florestas é menos complexo se comparado a outras espécies madeireiras.

Apesar deste cenário promissor, ainda existem dúvidas sobre o cultivo dessa espécie, desde o tipo de muda que deve ser usada no plantio até como pode ser realizada a venda da madeira (em toras ou beneficiada?). Uma boa forma de deixar todo o investimento em mogno-africano mais simples é ter ajuda de uma assessoria técnica. Neste post, explicaremos mais sobre o que é esse serviço e sua importância para ter uma floresta de mogno mais eficiente.

O que é uma assessoria técnica para plantio de mogno?

A assessoria técnica nada mais é do que uma equipe de profissionais especializados em silvicultura de mogno contratada para auxiliar todas as etapas de planejamento, execução, manutenção, monitoramento da floresta e colheita da árvore.

O plantio de mogno-africano, como qualquer outro cultivo em madeiras nobres, envolve peculiaridades que estão diretamente relacionadas à produtividade da floresta. Sendo assim, para obter o máximo de aproveitamento e rentabilidade, é preciso que o plantio, o cultivo e o manejo sejam feitos da melhor forma possível.

Nesse sentido, a assessoria técnica vem para auxiliar nas tomadas de decisões do produtor, como:

  • definir o espaçamento adequado no plantio;
  • escolher o tipo de muda;
  • determinar a área na qual será plantada a floresta;
  • avaliar a necessidade de irrigação complementar;
  • definir correções de solo;
  • avaliar se haverá uso de máquinas, etc.

A silvicultura do mogno ainda é recente no Brasil, assim, ter a ajuda de especialistas técnicos é uma forma de estar sempre a par das novidades que podem melhorar o desempenho da sua floresta.

Como o Viveiro Origem pode te ajudar a ter sucesso em seu plantio?

O Viveiro Origem é especializado na produção das melhores mudas seminais (oriundas de sementes selecionadas) e também as obtidas pelo método de clonagem de ótimas matrizes de mogno-africano, que são fornecidas para plantios em todo o Brasil. Além de oferecermos mudas de qualidade, nos importamos com a sua floresta. Por isso, damos todo o suporte para os nossos clientes, compartilhando informações valiosas para que os seus projetos alcancem sucesso. Veja a seguir:

Acesso a um manual básico para o plantio

Após a compra das mudas, o próximo passo é o seu plantio. Nesse momento, é comum surgirem dúvidas, como o preparo do solo, como fazer a retirada das mudas do tubete, espaçamento, dicas para o plantio, etc.

Para guiar o nosso cliente, disponibilizamos um manual básico respondendo  questões gerais para tornar o processo do plantio do mogno-africano o mais claro possível.

Interpretação da análise de solo exclusiva para os clientes

Todo silvicultor sabe o quão importante é realizar uma análise de solo. É a partir desse estudo que você poderá planejar as adubações necessárias para o plantio e manejo do mogno-africano. O estudo do solo é um documento bastante técnico, o que pode dificultar o seu entendimento.

Por isso, oferecemos uma interpretação da análise do solo sem custo e exclusiva para clientes que compram acima de 1000 mudas.

Veja como funciona a coleta de análise de solo:

Indicação de técnicos capacitados

Muitas vezes, o produtor não sabe onde encontrar profissionais capacitados para obter uma assessoria técnica mais completa e personalizada, com visitas periódicas ao plantio e manejo contínuo da floresta.

Como somos uma empresa com contatos no mercado, inclusive associados da ABPMA – Associação Brasileira de Produtores de Mogno Africano, conhecemos técnicos capacitados para o plantio e acompanhamento do desenvolvimento da floresta de mogno, em diversas regiões do Brasil. Indicamos, sem qualquer vínculo comercial, profissionais que já possuem experiência com mogno e têm desenvolvido ótimos projetos.

Monitoramento das florestas plantadas

Quem investe em qualquer tipo de cultivo, sabe que é algo que exige dedicação. Acompanhar o desenvolvimento da floresta permite que o produtor possa identificar eventuais necessidades de intervenções estratégicas para alcançar um resultado positivo.

O ideal é adotar a prática de efetuar inventários periódicos, coordenados por um técnico capacitado, para que seja feito o monitoramento do desenvolvimento da floresta e a identificação a tempo para as intervenções necessárias, que podem ser:

  • novas adubações;
  • incremento ou redução de irrigação;
  • necessidade de podas e desbastes, etc. 

Por meio de registros periódicos fotográficos e uma amostragem numérica de alguns dados de desenvolvimento da floresta, é possível identificar alguns parâmetros que podem dar indícios se sua floresta está ou não com um desenvolvimento razoável.

Se o cliente fornecer essas informações para a equipe do Viveiro Origem, podemos, após compará-los com dados de plantios exemplares, sinalizar para a eventual necessidade de possíveis intervenções posteriores.

Obviamente, estamos falando de médias e comparações preliminares que deverão ser checadas, caso necessário, por meio de um inventário completo e análise técnica, ambos executados por profissionais técnicos capacitados.

Contratar um acompanhamento técnico para iniciar sua floresta de mogno-africano é extremamente importante para que o produtor consiga manejar adequadamente a floresta e otimizar a sua qualidade/produtividade. Adicionalmente a essa estratégia, vale a pena comprar mudas de uma empresa que investe em pesquisa, como o Viveiro Origem. Veja aqui como funciona a seleção das nossas matrizes de mudas e nossas parcerias! 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.