uma pessoa segura uma muda de mogno africano e aponta para o caule da muda, é um dos frames do vídeo que ensina a identificar uma boa muda de mogno africano

Descubra as diferenças entre as espécies de mogno-africano

O cultivo de mogno-africano no Brasil, em especial do gênero khaya, tem crescido de forma significativa nos últimos anos. De acordo com dados da Embrapa*, já foram plantados mais de 37 mil hectares de mogno-africano.  O interesse é motivado…

Qual a rentabilidade da silvicultura de mogno-africano em comparação a outras espécies?

Diversificar é essencial para aumentar o rendimento de seus investimentos. Essa é a regra número um para quem quer expandir o seu patrimônio e existem várias formas de alcançar esse objetivo. Uma delas é plantar mudas de mogno-africano.…
Área de testes de mudas de Khaya grandifoliola no Viveiro Origem

Veja porque escolher um viveiro que investe em pesquisa

As mudas de um viveiro que investe em pesquisa têm mais chances de ter um bom desempenho e resultado madeireiro. Neste artigo, você vai entender o porquê.
Uma muda de mogno africano com folhas avermelhadas em meio a pés de milho, ilustrando um sistema de consórcio do mogno com o milho.

Como funciona o consórcio de mogno africano com outras culturas

A prática de integrar espécies diferentes em um mesmo terreno é chamada de plantio consorciado, ou consórcio. O mogno pode ser consorciado! Veja como!
vista aérea da floresta de mogno do viveiro origem, mostrando a distância entre as árvores, para ilustrar o blogpost sobre o espaçamento ideal para mudas de mogno africano.

Veja qual o espaçamento ideal entre mudas de mogno africano

O espaçamento entre mudas está diretamente ligado ao resultado do seu investimento. Veja como escolher o espaçamento ideal!
Sistema de microaspersão, no qual uma haste sustenta um dispositivo que libera água em pequenas gotículas sobre uma plantação rasteira, com o sol ao fundo, se pondo atrás da montanha.

Tipos e vantagens da irrigação do mogno africano

A irrigação fornece a água que a árvore precisa para seu metabolismo. Explicamos a irrigação localizada, e as vantagens comprovadas para sua floresta.
vista aérea da floresta de mogno africano do Viveiro Origem, com o sol se pondo ao fundo. A floresta é certificada, descubra mais sobre a certificação florestal no nosso blog!

Certificação florestal: o que é e como obter?

A certificação florestal atesta que a madeira foi produzida de forma sustentável. É um passo importante para seu investimento em mogno africano.
Poltrona de madeira retorcida feita a partir das raízes do mogno africano pelo designer Hugo França

Descubra quais são os usos mais comuns do mogno africano

Se você pensa em investir nas madeiras nobres, tenha certeza que há demanda. Mas você já se perguntou quais? Descubra as perspectivas de mercado do mogno!
árvore jovem de mogno africano com folhas avermelhadas e verdes, em destaque no meio de outras árvores jovens em um território de plantio.

Pragas: Que insetos e doenças podem acometer o mogno africano?

Veja as pragas e doenças que podem acometer seu plantio de mogno africano, como proteger seu cultivo e tratar árvores doentes!
Imagem área do viveiro do Mudas Origem

Como a escolha do viveiro pode influenciar na qualidade das mudas

Quando falamos de madeiras nobres, é importante optar por um fornecedor que tenha um controle de qualidade rigoroso e um cuidado especial com as plantas.
Árvore seminal com raiz mínima comparada ao tamanho do seu tronco

Por que escolher uma muda clonal ou seminal?

Mudas clonais e seminais podem apresentar resultados diferentes no retorno do seu investimento em mogno. Descubra qual a melhor opção para seu plantio!
imagem aberta de uma horta

Qual a diferença entre mudas clonais e mudas seminais?

Veja o que são e quais as diferenças entre as mudas clonais (clones) e as mudas seminais (sementes) do mogno africano cultivado no Brasil
Foto do viveiro da Mudas Origem, com várias mudas de árvores

Preciso de licença para plantar mogno africano?

Entenda se é necessário obter uma autorização prévia para cultivar as árvores exóticas, como o mogno africano, no Brasil.
Dr. Ulrich Gael com respresentantes da Embrapa e da ABPMA quando ele atestou que as árvores pioneiras, plantadas no jardim da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Pará, que sempre foram consideradas da espécie Khaya ivorensis, são, na verdade, da espécie Khaya grandifoliola

Entenda a mudança na classificação do mogno

As árvores pioneiras da Embrapa, que sempre foram consideradas Khaya ivorensis, são, na verdade, Khaya grandifoliola, segundo o especialista Ulrich Gaël.
toras de madeira de mogno africano cortado no Brasil

Mogno Africano cortado no Brasil

Veja o registro de árvores de mogno africano que foram cortadas no Pará aos dezoito anos de idade, com troncos largos e qualidade excelente!
árvore de mogno africano vista de baixo, com tronco largo e copa verde escura e densa

Mudas Origem agora é associado da ABPMA

O Viveiro Origem faz parte da Associação Brasileira de Produtores de Mogno Africano! Na ABPMA, discutimos o desenvolvimento e melhoramento das espécies.
uma mão segura uma muda de mogno africano e mostra as raízes da muda segurando uma porção de terra, prestes a ser plantada. é um frame do vídeo que gravamos no viveiro origem ensinando a plantar mudas de mogno africano

Como plantar uma muda de mogno africano?

Assista ao vídeo gravado no Viveiro Origem para conferir o passo a passo para plantar uma muda de mogno africano na sua fazenda!
uma pessoa segura uma muda de mogno africano e aponta para o caule da muda, é um dos frames do vídeo que ensina a identificar uma boa muda de mogno africano

Como identificar uma boa muda clonal de mogno?

Assista ao vídeo gravado no Viveiro Origem para ver, na prática, como você pode identificar uma boa muda de mogno africano!